10/02

O sonho das donas da Pousada Capela

A Capela nasceu em dezembro de 2012 do sonho de duas empreendedoras. Eu, Claudia Giudice, jornalista e ex-executiva de uma editora. Minha sócia, Nil Pereira, a maior produtora de eventos da Bahia. Nos conhecemos no carnaval, fazendo o Camarote Contigo Daniela Mercury. Levamos dois anos construindo em uma propriedade pé na areia de 4 mil metros. Fizemos apartamentos 8. Hoje temos 17. Nosso prazer é servir e fazer como que nosso hóspede sinta-se em casa. Temos restaurante, com serviço de almoço e jantar e bar para atender a praia e a piscina. Nosso cardápio é enxuto, com pratos da culinária baiana e internacional. Sou suspeita, mas os hóspedes gostam muito da nossa comida. Saborosa, bem temperada e caseira. A pousada é decorada com arte popular e todos os detalhes são pensados e cuidados. Quatro olhos femininos buscando a perfeição. Os 17 apartamentos são diferentes, mas equipamos com ar, tv plana, dvd, frigobar e canais a cabo. Temos dvdteca, revisteca e minibiblioteca. Quadra de tênis, salão de jogos com mesa de bilhar, pingue pongue e pebolin, bikes para emprestar aos hóspedes e loja com objetos de arte popular brasileira. E, principalmente, muito prazer em receber.

Tenho 54 anos e sou jornalista e escritora. Lancei o livro A Vida Sem Crachá um ano depois de ser demitida da vida corporativa, em 2015. Tenho o blog claudiagiudiceemavidasemcrachá, faço palestras, textos e trabalho duro na pousada. Nasci em São Paulo, onde também moro por causa da minha mãe, do meu filho, Chico, de 17 anos e dos meus amigos. Vivo na ponte aérea. Amo a Bahia, lugar que escolhi para viver e, talvez, morrer. Adoro calor. Adoro praia. Adoro conversa. Adoro escrever. Adoro jogar tênis e andar de barco pelo rio Jacuípe -- fazemos este passeio com os hóspedes. Se quiser fazer, peça. Ser dona de pousada é uma atividade que exige paixão, compreensão e energia. Gosto de gente. Gosto de servir. Gosto de novidade. E aqui, nenhum dia é igual ao outro. Sem contar que faço amigos todos os dias e ouço novas histórias. Trabalho duro, porque é uma enorme responsabilidade receber pessoas que escolhem a minha pousada para descansar, ficar com a família, casar, festejar e celebrar.

Arembepe é uma tí­pica vila de pescadores no litoral Norte de Salvador. A Pousada A Capela está na praia do Piruí­, uma área muito sossegada e tranquila. O destaque de nossa praia são as piscinas naturais e quatro quilômetros de praia quase deserta para uma caminhada da nossa porta até o final do condomínio de Interlagos. Estamos a 1 km da praça principal, onde existe supermercados, lojinhas de suvenires, restaurantes, lanchonetes e pizzarias. O restaurante mais famoso chama-se Mar Aberto e funciona há 35 anos. Arembepe se tornou conhecida nos anos 1960 por causa da sua aldeia hippie. Foi aqui que Janis Joplin veio se refugiar quando esteve no Brasil. Mick Jagger dos Rolling Stones também veio, assim como dezenas de artistas da música brasileira. A aldeia existe até hoje e no verão muitos jovens do mundo inteiro vem para cá mochilar.