Passeios em Arembepe e na estrada do Coco

Aldeia Hippie

A vila de Arembepe ficou conhecida no mundo inteiro a partir dos anos 1960, graças a existência da aldeia hippie. No final da década de 1960, jovens do mundo inteiro vinham para cá veranear e viver segundo o conceito da contracultura e o lema da paz e do amor, que se contrapunha à guerra Fria e a guerra do Vietnã. Janis Joplin, Mick Jagger, Novos Baianos, Nem Matogrosso, Rita Lee, Gal Costa, Paulo Coelho foram alguns dos artistas que celebrizaram o lugar. A Pousada A Capela apoia um projeto de criação de um museu a céu aberto na aldeia.

Passeio por Salvador

Estamos a 50 km do Pelourinho, região histórica da capital da Bahia e um dos maiores patrimônios arquitetônicos da humanidade. A matriz na praça do Terreiro de Jesus foi recém reformada e é imperdível. O terreiro também passou por uma reforma e está lindo. A poucos passos dali, a visita à igreja de São Francisco, toda coberta de ouro, também é obrigatória, assim como perambular pelas ruas do bairro que levam ao pelourinho e região. Na praça da Sé, visite o museu do Carnaval, inaugurado há pouco tempo.

Além do Pelourinho, recomendamos a visita ao Farol da Barra, ao Instituto da fotografia, no forte Santa Maria, e ao Espaço Carybé, no forte Santo Antonio, ambos no porto da Barra, a casa museu de Jorge Amado no Rio Vermelho, ao Palacete das Artes no Bairro da Graça, a casa museu Carlos Costa Pinto no Corredor da Vitória, ao Museu de Arte da Bahia (MAM) na avenida do Contorno, a Igreja do Bonfim e aos mercados Modelo e Ceasinha do Rio Vermelho.

Vilarejo de Arembepe

A vila de pescadores tem duas pracinhas muito típicas, a igreja de São Francisco, bem de cara para o mar, lojinhas, supermercado, banco, casa lotérica e dois bons restaurantes. O Mar Aberto, que fica na Praça das Amendoeiras, existe há 31 anos e é um dos estrelados do Veja Comer e Beber.

 Reservas pelo (71) 3624-1257.

 Quase vizinho, o restaurante da Coló também fica na Praça das Amendoeiras e é o mais antigo da região e famoso por suas moquecas.

Projeto Tamar de Arembepe e Praia do Forte

O projeto Tamar de Arembepe abre nos finais de semana, das 9 às 17 horas, e é uma boa pedida para crianças pequenas, já que por ser pequeno é possível ver as tartarugas bem de perto. A desova acontece de outubro a março e nesse período do ano é imperdível assistir a soltura dos filhotinhos, que acontece sempre no final da tarde. O Tamar de Arembepe fica grudado na aldeia hippie e dá para fazer os dois passeios na mesma tarde. Mais informações no telefone (71) 99979-0392

Na praia do Forte, a 30 quilômetros de Arembepe, funciona a principal e mais bonita sede do Tamar no país. Não deixe de visitar. Tem uma aquário imenso com peixes marinhos, inclusive tubarão, e todos os tipos de tartarugas nativas do Brasil. Didático e bem organizado, é uma aula de biologia, ecologia e preservação para adultos e crianças. Funciona diariamente das 9 às 17 horas. Aos sábados, o horário se estende até a noite, já que acontecem shows de MPB. Mais informações (71) 3676-0321

 

Gastronomia Alfazema Cultural

Quer comer uma comida diferente? Conhecer uma pessoa com uma história incrível? Marque uma visita no Gastronomia Alfazema Cultural. Não é um restaurante, mas uma pousada Bed and Breakfast, cuja dona, Claudia Kusch, cozinha espetacularmente. Ela prepara almoços e jantares sob encomenda na varanda do seu negócio. Comida vegana, asiática, italiana.

Reservas pelo Telefone: (71) 98705-7738.

Praia do Forte

Estamos a 30 km da praia do Forte. Para chegar lá bastam 30 minutos de carro, táxi ou ônibus. Além de passear pela vila, cheia de lojinhas e restaurantes, vale muito a visita ao Castelo de Garcia D’Ávila, a mais antiga fortificação do Brasil, erguida em 1551. 

Gabriela Café Pizza Bar

Música ao vivo, nos finais de semana, no vilarejo de Arembepe. Sempre MPB de qualidade. Vale o programa. Pergunta na recepção quais as atrações musicais do final de semana. 

Caminhada pela Praia do Pirui

À direita, com enseada, praia de ondas e condomínio de Interlagos. Tem casas lindas de arquitetos renomados.

Diogo

Praia selvagem e com um excelente restaurante chamado Sombra da Mangueira. Nesta praia/vila, existem artesãs que fazem bolsas em palha muito bonitas.

Reserva de Sapiranga

Caminhada, rio, cachoeira, e tirolesa. A tirolesa passa sobre o rio. É bem radical. 

 

Passeio de Cavalo e Caiaque

Quem organiza é o pessoal do restaurante Manguezal, que é uma boa dica de lugar para comer também.

Telefone (71) 99904-3206 / 3626-1035.

Outlet Premium de Salvador

Estrada do Coco, s/n, Abrantes. Fica a 10 quilômetros da pousada. Tem boas ofertas e produtos de marcas de qualidade.

Coisas da Ninoca

Loja de arte popular, artesanato e objetos para casa. Pertence a pousada. Quer visitar? Levamos você de carro, com o maior prazer.

Visita ao terreiro de Lembá

Localizada na estrada da Cascalheira, que leva à Camaçari, o terreiro de Lembá é o primeiro tombado pelo patrimônio histórico e cultural do município. O pai de santo, Táta Ricardo, da nação Angola, recebe os visitantes e mostra, com generosidade e aconchego, o terreiro. Ele também faz atendimento e leitura de búzios. Maiores informações para marcar a visita e consultas, falar com Claudia.

Fazendinha Recanto 3 Amores

Em um espaço com 74 mil metros quadrados de área verde, a fazendinha tem trilhas ecológicas, horta, pomar, floresta, riacho, piscina, parquinho recreativo, curral, casa da fazendinha, ponêis e animais do campo. É um programa divertido, especialmente para crianças pequenas que terão a oportunidade de experimentar a vida no campo. Informações pelo telefone 71 99966-8477 e instagram: @fazendinha3amores

Atelier Mosaico Reciclado

Diva e Ivan. Visita com hora marcada.

(71) 98775-9015.